Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

CNJ pede para STJ compartilhar provas de investigação contra desembargador Siro Darlan

Magistrado foi denunciado por suposta participação em esquema de venda de sentenças, e afastado do cargo por 180 dias. Defesa de Siro Darlan nega irregularidades.

Publicado por Lucas Silva
há 4 anos

O Conselho Nacional de Justiça pediu, nesta segunda-feira (13), o compartilhamento de provas do inquérito do Superior Tribunal de Justiça que investiga o desembargador Siro Darlan de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O magistrado foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STJ por suposto envolvimento em esquema de venda de sentenças. Na semana passada, o ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, determinou o afastamento de Siro Darlan por 180 dias.

A decisão autorizou ainda que a Polícia Federal deflagrasse na última quinta (9) a segunda fase da operação Plantão, que também atingiu o filho do desembargador, Renato Darlan.

O objetivo do CNJ é avaliar quais elementos existem contra Siro Darlan e quais são as eventuais medidas cabíveis. Ele pode, por exemplo, ser alvo de um processo disciplinar.

Salomão autorizou ainda as quebras do sigilo bancário (2014 a 2020) e fiscal (ano de 2019) do desembargador e outras pessoas, além do bloqueio de bens, carros e imóveis.

Para o ministro, “há elementos concretos da existência de uma estrutura criminosa organizada destinada à comercialização de decisões judiciais no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que aparenta ter em seu núcleo decisório o desembargador Siro Darlan de Oliveira.”

A investigação

Em desdobramento da primeira fase da operação Plantão, o magistrado foi denunciado à Corte pela PGR sob acusação de corrupção passiva. Ele é investigado por suspeita de ter recebido R$ 50 mil em troca de uma decisão judicial e por suspeita de envolvimento em esquema de venda de sentenças.

Investigadores dizem que há provas de envolvimento do filho e de um sócio do filho com a milícia. Agora, os investigadores querem aprofundar as apurações e analisar os indícios de que o grupo também tentou envolver outros desembargadores que não sabiam do esquema.

O que diz o citado

Em defesa divulgada após a operação da PF, Siro Darlan disse que sempre atuou com seriedade e no rigoroso cumprimento dos mandamentos éticos da magistratura e que repudia a associação do nome dele à prática de crimes.

O desembargador afirmou, ainda, que refuta com toda a indignação a alegação de que buscou benefícios através de suas decisões. E que segue de cabeça erguida, confiante de que tudo será esclarecido e que a justiça prevalecerá.

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O LIKE!

FONTE: https://g1.globo.com/

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnj-pede-para-stj-compartilhar-provas-de-investigacao-contra-desembargador-siro-darlan/830641525

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)